segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Como escolher o plano de fundo ideal no PowerPoint

O Plano de fundo no PowerPoint

O plano de fundo corresponde ao “preenchimento” do slide. Determinar o plano de fundo correto de um slide é importante para tornar uma apresentação agradável.
A cor tem o poder de tornar uma apresentação mais clara e objetiva, garantir uma melhor compreensão e memorização da mensagem contida na apresentação. Segundo estudos, um anúncio colorido é lido por 80% a mais de leitores e vende de 50% a 85% mais do que um similar em preto e branco.
A cor pode ser usada para tornar mais fácil a compreensão de apresentações mais complexas (como, por exemplo, aquelas que lidam com temas técnicos e científicos) e pode:
·         Apontar diferenças qualitativas;
·         Atrair a atenção para pontos-chave (importantes para compreender a linha de raciocínio da apresentação);
·         Indicar variações quantitativas;
·         Despertar sensações.
Veja algumas dicas para escolher corretamente uma cor para sua apresentação.
·         Prefira cores escuras de plano de fundo, principalmente se apresentação for exibida em um ambiente com pouca iluminação.
·         Dê preferência a cores que definam a identidade do cliente ou cores do logotipo da empresa para a qual está sendo criada a apresentação.
·         Utilize o mesmo conjunto de cores (definido na paleta de dores) em toda a apresentação. Mudanças bruscas de cores causam um impacto desagradável e inesperado (a não ser que isso seja o objetivo da mudança – um slide de uma apresentação sobre o meio ambiente com um plano de fundo vermelho que alerta  os perigos da contaminação do solo com mercúrio, por exemplo); enfim reserve o uso das cores vivas e estimulantes como o vermelho, laranja e amarelo para destacar ou exprimir ação.
·         Dê preferência para textos em branco ou amarelo e deixe títulos, linhas de tabelas, logos, diagramas e elementos gráficos coloridos. Essas são as cores mais agradáveis para ler.
·         Evite textos em azul, pois são de difícil leitura.
·         Defina antes as cores de fundo; dê preferência a cores frias (turquesa, azul púrpura, etc.), pois naturalmente parecem recuar ou afastar-se.
·         No caso de dégradés, utilize tons de mesmo matiz (conjunto de cores) para facilitar a harmonia com elementos gráficos.
·         Defina textos e linhas largas o suficiente para serem preenchidos pelas cores.
·         Quanto menor o elemento gráfico, maior a necessidade de contraste para a legibilidade; à medida que o tamanho deste elemento aumenta, pode diminuir o contraste.
·         Evite utilizar as cores verdes e vermelhas juntas (por causa de pessoas com daltonismo).Daltonismo é uma doença genética, predominantemente manifestada nos homens, caracterizada pela deficiência na distinção de cores, principalmente entre cores com tons  vermelhos e esverdeados.
Além de todas essas recomendações, tenha em mente que as cores podem criar às pessoas associações e simbolismos. Você poderá usar essa característica das emoções humanas para criar suas apresentações. Observe alguns exemplos:
·         Branco: pureza e inocência, liberdade – cor fria e fresca.
·         Ciano: fria e fresca – sugere inverno.
·         Magenta: depressiva quando usada em excesso.
·         Verde: fresca e relaxante – ciúme, inveja, primavera, dinheiro.
·         Azul: calma e frescor- justiça, lealdade, honestidade, tranquilidade, e pureza.
·         Vermelho: ardor, fogo, paixão, amor, coragem, perigo, raiva, sangue, força, perda financeira, resultados negativos.
·         Amarelo: calor, pôr-do-sol, comemoração, festa, divertimento.
·         Laranja: mais quente que amarelo. Cor estimulante, decorativa.
·         Ouro: saúde, glamour.
·         Violeta: realeza e esplendor, angústia.
·         Cinza: conservadorismo e estabilidade.
·         Escarlate: crueldade e raiva.
·         Verde-escuro: paz, espaço, ar livre.
·         Preto: morte, luto, desespero.
Como vimos, escolher as cores de uma apresentação também é importante para criar apresentações de sucesso. Porém, até a escolha da cor ideal depende de percepção e treinamento que podem ser adquiridos ao longo do tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário